Paris expõe alta-costura

1032996

Para a maior parte das pessoas, a alta moda representa algo impossível de se vestir, muito distante da realidade. A alta-costura é próxima da arte e expressão máxima da criação de um grande costureiro e de todos aqueles que com ele contribuem para a perfeição de uma vestimenta.

Nascida no final do século XIX, a alta-costura já esteve desacreditada há algumas décadas quando o prêt-à-porter roubou a cena com seu varejo imediatista.

Arte inspira, expõe um trabalho artesanal e é feita para ser apreciada. E assim é um vestido assinado por mestres como Madeleine Vionnet ou Christian Dior, entre outros.

A prefeitura de Paris exibe gratuitamente até julho a exposição Paris Haute Couture, no hall do Hotel Saint Jean de Ville, com a curadoria de Olivier Saillard, diretor do museu Galliera (o museu da moda da cidade de Paris).

Paris Haute Couture - 01

Em ordem cronológica, a exposição inicia-se no final do século dezenove e evolui até nossos dias com modelos suntuosos enriquecidos por fios de ouro e cristais. Balenciaga, Chanel e Courrèges também estão entre as itens assinados da mostra.

“Tendemos a nos esquecer que a alta costura foi inventada por um inglês!”, ressalta Saillard, referindo-se a Charles Frederick Worth.

Paris Haute Couture - 02

O ‘tea-gown’, vestido verde e azul para o chá, datado de 1895 e assinado por Worth, pertenceu a Condessa Greffulhe, que inspirou Proust na criação de sua personagem Duquesa de Guermantes. “Ela vestia-se somente na cor verde. Aos 60 anos, parecia ter 40. Era muito bonita”, comenta o curador.

Paris-Haute-Couture---04

Worth, Tea gown, 1895

Uma das peças principais da mostra — uma das raridades do museu Galliera — é assinada por Madeleine Vionnet. Seu vestido foi a inspiração de Thayaht para fazer a logo da marca. Vionnet foi buscar na antiguidade a fluidez desse vestido.

A exposição resgata a memória do significado da alta-costura. Nas coleções existiam sempre peças emblemáticas como o vestido de baile, o vestido de noite, o vestido de coquetel e ‘aquele da tarde’.

Paris Haute Couture - 04

Disposta em dois andares, o visitante inicialmente entra em contato com o mundo das técnicas que vai dos croquis até a manufatura dos mais finos bordados. Filmes de época complementam a mostra com imagens raras e históricas.

1032981

exposição paris-haute-couture

Anúncios