RAPIDINHAS SPFW – DIA #3

O glamour da moda festa pode ser associado a marionetes. O conceitual pode, sim, ser usável. E a dona de casa também pode ser inspiração para uma moda autoral. Cores e estampas retratam o Brasil, o Oriente e o misticismo psicodélico da Califórnia. Tudo isso faz sentido depois de entender o que foi mostrado no terceiro dia de São Paulo Fashion Week, Verão 2014.

FAUSE HATEN

Existe algo melhor do que adicionar fantasia a moda de festa? Esse certamente foi um dos objetivos da marca FH por Fause Haten, que abriu o terceiro dia da SPFW com apresentação no teatro da Faap. Sem modelos de carne e osso, quem usava as criações de Fause eram marionetes que simbolizavam o casting dos sonhos do estilistas. São elas: Gisele Bündchen, Kate Moss, Natalia Vodianova, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Thana Kuhnen, Paola Ludtke, Stella Tennant, Aline Weber, Alícia Kuczman, Shalom Harlow,Carol Trentini, Raquel Zimmermann, Kristen McMenamy, Karen Elson, Alek Wek, Amber Valletta e Julianne Moore, a grande diva de Fause Haten.

Ao final do desfile, as cortinas do palco se abriram para revelar toda coleção em manequins de tamanho real.

Novamente, a coleção de Fause não tem tema definido ou uma inspiração principal, apenas o desejo de deixar suas clientes lindas, com sofisticação e um quê de glamour hollywoodiano.

fause-haten

fause1

JOÃO PIMENTA

Lindo, lindo! Há algumas temporadas a marca João Pimenta anunciou que sua roupa seria mais comercial. A apresentação de verão 2014 acertou em cheio e recuperou o deslize da última coleção de inverno, que poderia ter sido menos literal ao interpretar malandros do carnaval.

Também sem uma inspiração principal, as roupas João Pimenta para essa temporada são feita sob medida para o cliente da marca, com looks diurnos, para trabalho e até mais sofisticados arrumadinhos. Tudo sem muita ‘piração’ e pensado para esse homem real, que, ainda bem, é moderno e sabe apreciar uma roupa bem cortada. Pimenta conhece o homem que veste em seu atelier de Pinheiros (SP).

Os tecidos autorais de João também ficaram de fora pela aceitação incerta — às vezes aquele tecido artesanal foi fabricado em uma única peça que tem numeração de passarela. Agora, os materiais usados respeitam a praticidade do dia a dia. São eles: o jeans, a sarja, o tricoline e o cetim.
Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 01

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 02

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 03

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 04

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 05

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 06

Desfile João Pimenta - Verão 2014 - 07

FERNANDA YAMAMOTO

Inspirada nas donas de casa dos anos 1950, Yamamoto apresentou um verão 2014 autoral com delicado trabalho de bordado e cores açucaradas. Tem coisa mais apaixonante que esses chapéus de flores?!

fernanda-yamamoto

ÁGUA DE COCO POR LIANA THOMAZ

Para “falar” de Brasil, a moda praia da Água de Coco aborda o trabalho do multitalentoso Roberto Burle Marx; o artesanato nacional; o design dos irmãos Campana; as frutas tropicais e as aves tupiniquins; e, por último, as pedras preciosas brasileiras (citrinos e ametistas). Obviamente, se tratando de beachwear, as inspiração são vistas em forma de estampas. Todas elas feitas a partir da fotografias de Eduardo Rezende.

Desfile Água de Coco - Verão 2014 - 01

Desfile Água de Coco - Verão 2014 - 02

NEON

Celebrando 10 anos de marca, Dudu Bertholini e Rita Comparato foram buscar inspiração na Índia e China para o verão étnico da Neon.  Com referências futuristas dos anos 1960, a coleção vem sempre no ritmo da Neon: alegre e destemida.

Desfile Neon - Verão 2014 - 01

Desfile Neon - Verão 2014 - 02

Desfile Neon - Verão 2014 - 03

TRITON

O misticismo encontrado pela estilista Karen Fuke em uma viagem pela costa da Califórnia inspirou a coleção ‘The Mystic Road’. Os triângulos da coleção [que exigem olhar atento], por exemplo, representam os quatro elementos da natureza.

O streetwear da marca jovem surge com informações de alfaiataria e um belo trabalho em texturas. O fluo e o tie-dye dão aquele toque de psicodélico tão ligado ao misticismo. Com modelagem ampla, a coleção também sugere sopreposições que servem de escudo para esses desbravadores/travellers que buscam o nirvana.

Visual ‘safari’ para aos rapazes. Todos tratados com alguma peça vibrante e calçados chuncky.

Desfile Triton - Verão 2014 - 01

Desfile Triton - Verão 2014 - 02

Desfile Triton - Verão 2014 - 03

Desfile Triton - Verão 2014 - 04

Desfile Triton - Verão 2014 - 05

Desfile Triton - Verão 2014 - 06

Anúncios