Quantos likes você vale?

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Muitos me perguntam o que venho fazer em Milão. Alguns acham que é a minha cidade preferida, daquelas que a gente se identifica por inteiro e tem vontade de morar.

Milão é, para mim, como um aparelho medidor de pressão e um estetoscópio combinados. Aqui aprendo como o sangue, suor e dinheiro fluem na moda… Escuto como bate o coração das pessoas diante às novidades, revivals e preços.

O contato adquirido ao longo dos anos com pessoas de diversas nacionalidades, idade e experiência me ajuda a formar um entendimento maior. É na capital da Lombardia que me sinto à vontade para expressar as minhas ideias formadas sobre a moda e seus rumos.

Uma vez, em torno a uma mesa de café ou restaurante, o tema evolui de acordo com a atualidade, sendo esta medida pelo intervalo de uma semana da moda para a seguinte, ou seja, a cada 5 ou 6 meses.

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Desta vez, a reflexão gira em torno do que há por vir. Sim, o futuro. Quais serão as mudanças que o setor irá sofrer e como agir agora para colher frutos amanhã. Todos me aparentam apreensivos. Alguns designers como Dolce & Gabbana repensaram convites e decidiram fazer um desfile e um jantar. Gucci já há muito tempo realiza dois desfiles, um às 14hs e outro às 15h — exclusivo para compradores. Nem as semanas de moda parecem se entender. Bloggers e jornalistas não ficam no mesmo lugar. Mas, geralmente para se chegar à sala de imprensa, tem que se passar pela área blogger. Ou seja, o blogger chega primeiro.

Fórmula lançada antes do início desta década, o blog de look-do-dia, segundo algumas blogueiras famosas, está fadado ao breve fim. Sendo assim, tirar proveito da atual situação é imperativo e urgente. Mas e depois? O futuro é incerto e se a moda for só isso de agora em diante? Quem ficou pra trás perdeu o trem? Dançou?

A verdade é que nada pode garantir que a participação dos bloggers em campanhas significará vendas consolidadas. O cálculo feito por muitas marcas para chegar à um resultado de investimento em um blogger passa por fórmulas desconhecidas. Como uma pessoa que tem 200mil seguidores na faixa de 20 anos pode atrair compradores para bolsas de 1.500 euros? Não existe explicação. Talvez seja esse o poder do efêmero que prega o filósofo francês Gilles Lipovetsky.

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Musas do street style: Elena Perminova, Michelle Harper, Natalie Joos, Miroslava Duma, Anya Ziourova, Anna Dello Russo e Giovanna Battaglia

De fato, se pensarmos nos personagens de moda que elegemos para sermos seguidores, a empatia talvez seja a razão motivadora de tal ação, acrescida de outros valores identificadores, como admiração. No entanto, tais sentimentos nos leva ao consumo? Você já comprou alguma coisa porque viu um blogger divulgando? Por quê você segue uma pessoa no Instagram? Você gostaria de ser avaliada e valorada pelo número de curtidas em suas redes sociais?

Pouco a pouco as respostas se tornam mais difíceis de serem encontradas até que alguém se lembra do bom e antigo conteúdo. O que foi feito dele? Por aqui, em Milão, alguns dizem ter conteúdo e que de agora em diante o foco será este. Minutos depois o silêncio é interrompido pela pergunta: “Mas e se tudo se voltar para uma evolução do street style?”.

O mais surpreendente é o fato de várias nacionalidades estarem unidas sob uma mesma dúvida, um lugar comum, a conspiração do universo que por ora parece residir no efêmero mundo dos internautas.

Acredito que cada um deve seguir sua identidade, seu estilo. É impossível imaginar a jornalista Suzy Menkes como garota propaganda e é inegável sua propriedade no assunto moda.

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Yves Saint-Laurent foi um grande criador e amante do belo. A coleção de arte acumulada junto com seu companheiro, o empresário Pierre Bergé, foi certamente uma das mais invejáveis do mundo, atingindo 373,5 milhões de euros pela soma recorde no leilão de uma coleção privada

Não sei o que Jane Austen vestia, mas adoro seu conteúdo. Já na moda, meu declarado amor por Yves Saint-Laurent me levou ao conteúdo, criações, looks, países, arte, desenhos… Em cada ato, o estilista me fez, e faz até hoje, sonhar que a moda é sinal do nosso tempo, ainda que ele aconteça como na obra de Dalí: só em nossa cabeça.

Moda é a testemunha de uma vida levada em cores e formas; uma ferramenta com a qual expressamos nosso estilo. Moda, aquela que nos acompanha ao longo dos anos enquanto nós a acompanhamos a cada estação.

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