Exposição italiana traça relação entre Botões, Arte e Moda

Ser um colecionador requer dedicação. Amor, paixão e conhecimento devem ser acrescidos para se alcançar padrões de elevada excelência.

O Senhor Franco Jacassi é um desses raros admiradores. Ele é proprietário de uma das maiores coleções de moda do mundo, sendo reconhecido como o maior colecionador de botões da Itália. Sua mais nova incursão ao mundo da moda chegou a mim em forma de convite, pois colaborou com parte do acervo que está em exposição no Musei Mazzucchelli.

Para quem se interessam por moda, estilo, antiguidades, história ou todos esses, a exposição do Musei Mazzucchelli é uma boa pedida para quem estiver de passagem pela Itália. O site do museu oferece algumas boas fotografias.

Franco Jacassi 17

Convite para exposição que fica em cartaz até abril deste ano

O colecionador é curador da exposição e teve o cuidado de casar botões com peças de vestuário. Sendo assim, é possível admirar um look completo Versace junto com a respectiva cartela de botões feita sob encomenda.

Minhas lembranças vão longe ao recordar minha primeira visita ao atelier/loja/ galeria do Sr. Jacassi chamada Vintage Delirium, na região de Brera, em Milão. E devo dizer que todos os anos, cada visita corresponde a uma nova descoberta.

Naquele dia tive a oportunidade de visitar um quarto secreto, no subsolo do prédio, que abriga o atelier e me vi completamente cercada por botões. Todos, cuidadosamente catalogados, guardavam a memória de cartelas de cores e modelos que fizeram a história da moda mundo afora.

Tive a sensação de testemunhar uma linha do tempo da moda elaborada por meio de botões.

Recentemente, ao ler notícias econômicas, tomei conhecimento que apesar da crise que assola o país, a indústria de botões italiana continua com faturamento positivo por se tratar da melhor fabricante do mundo. É na Itália que a maior parte dos botões são feitos, especialmente aqueles que se destinam às grandes marcas de reconhecida qualidade.

Os botões de Franco Jacassi são selecionados de acordo com a época, material e cor. A seleção é tão completa quanto aparenta ser, pois cresce de forma contínua até os tempos atuais. Existe inclusive uma seção especial para botões assinados!

Quando se visita a Itália, é possível compreender que design não se trata de coisas grandes ou pequenas. Design é tudo! Criatividade é constantemente traduzida em peças de design que eles, os italianos, entregam a todo o mundo como seu maior bem cultural: a hereditariedade artística.

II Bottone Arte e Moda

De 16 de dezembro a 20 de abril de 2013

Musei Mazzucchelli

Anúncios