Doutora, os cosméticos não funcionam!

Sua pele é o espelho de seu estilo de vida. Ou seja: de nada adianta investir em cosméticos quando seus hábitos não são saudáveis. Somados aos efeitos ocasionados pelo clima local, caso não observe práticas essenciais ao bem-estar e à longevidade, resultará em uma pele sem viço, sem elasticidade e com aspecto envelhecido.

Minha primeira orientação é direta: abandone o cigarro e não se exponha à fumaça. O tabagismo contribui para a formação de rugas ao redor dos olhos e da boca e, de maneira geral, para o envelhecimento precoce. Nunca é demais reforçar: o cigarro é a principal causa evitável de mais de uma dezena de cânceres.

Se você pratica atividade física regular, parabéns. Essa é uma medida essencial para quem quer viver muito e bem. Contudo, caso a atividade seja ao ar livre, prefira o início da manhã ou o final da tarde para evitar a exposição solar em horários nos quais a radiação ultravioleta é mais danosa à pele. Use sempre filtro solar adequado ao seu tipo de pele e, se necessário, aplique filtro solar capilar.

O cuidado com uma dieta equilibrada reflete-se na saúde e no bem-estar e, claro, na pele. Manter o organismo hidratado é palavra de ordem. Homens adultos devem consumir 3,7 litros de água e mulheres adultas 2,7 litros. Coloque no prato alimentos que fornecem água, como alface, batata, laranja, ovo e carne vermelha. Para sobremesa opte por frutas, que também são ricas em H20.

Por fim, procure gerenciar o estresse. Fora de controle, ele pode influenciar na queda dos cabelos e na piora da acne em pessoas predispostas.