Inspire-se com a brasilidade encontrada em Trancoso (BA)

Em 1586, ano de sua fundação, São João Batista dos Índios era uma aldeia jesuíta. A igreja em homenagem a São João Batista não tinha torres para assim evitar o pagamento de impostos à coroa portuguesa.

Os índios locais,em sua maioria de origem Pataxó, deveriam ser catequizados. Depois de episódios infelizes, a desconfiança correu de boca em boca e acabou por distanciar as duas culturas. A vila não evoluiu para transformar-se em centro urbano, ficando para sempre ligada ao distrito de Porto Seguro.

Dezenas de anos mais tarde, a aldeia passou a ser conhecida como povoado de Trancoso. Ali, ladeando o extenso gramado formado diante a pequenina igreja jesuíta, casinhas coloridas compunham o centro conhecido como “Quadrado”.

O cartório como conhecemos nos dias atuais viria muitos anos depois e na ausência de registros, a população de Porto Seguro desenvolveu um jeito todo peculiar de reconhecimento familiar ou de origem. Cada habitante era conhecido por meio da cor da fachada de sua casa. Por exemplo, Mariazinha da casa azul de janelas brancas. Nasce assim, a tradição das fachadas coloridas nas casas do Quadrado que são mantidas até hoje.

Na década de 70, Trancoso foi redescoberta pelos hippies que ali se deliciaram ao som de suas músicas. A visão panorâmica do mar proporcionava um cenário deslumbrante, único e perfeito para a comunhão com a natureza tal qual costumavam pregar.

Neste século, a cidadezinha tem recebido novos habitantes que urbanizam a área com luxuosos condomínios e charmosas pousadas. Os hippies cederam espaço a pessoas e turistas de todos os cantos do mundo que, cansados do rush urbano, buscam ar puro e prazer em viver.

O Quadrado revitalizou-se e hoje abriga lojas sofisticadas, restaurantes e pousadas que conseguem manter o charme colonial primitivo da aldeia.

Trancoso é considerado um lugar de imperativa presença, “must go place”. Foi um dos locais visitados pelo BLOGAZINE neste verão. As imagens registradas são apenas um petisco; fotografias que retratam inspirações da nossa Brasilidade. Imagens que visam dar água na boca a quem procura um novo destino de viagem. Imagens que trazem gostinho de #QueroMais a quem já esteve por lá! Aprecie!

Anúncios