Salão Inspiramais pauta tendências de Verão 2014

inspira1

Com o objetivo principal de incentivar a criatividade para empresas de calçados, couro e confecções, a Assintecal e a Footwear Components by Brasil promovem a sétima edição do Salão Inspiramais até esta quinta-feira, 17, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Além de oferecer estímulo para criação,  o evento também engloba a parte de business de moda, onde compradores nacionais e internacionais tem acesso a produtos de tecnologia e design Made in Brazil — couros, fivelas, pedrarias, solados, tecidos, produtos confeccionados em manufatura, et cetera.

inspiramais2

business-inspiramais

FÓRUM DE INSPIRAÇÕES

Tradicionalmente, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) realiza o Fórum de Inspirações, com pesquisa de mercado coordenada pelo estilista Walter Rodrigues. Aqui são expostos insights que refletem a vontade de mercado para a próxima estação. No caso, Verão 2014. Essas informações também podem ser usadas por lojistas como parâmetro de segmentação para compras da respectiva estação.

Walter Rodrigues

O estilista Walter Rodrigues é responsável por coordenar o Núcleo de Design da Assintecal

O projeto Fórum de Inspirações respeita uma pirâmide de mercado (de moda) que é dividida em três estágios. A base dessa pirâmide representa 60% (Conceito 1) com produtos de fácil aceitação massificada, produtos consolidados. Já a faixa intermediária representa 30% (Conceito 2) com ideias que ainda não foram completamente difundidas/absorvidas. E o topo da pirâmide são os 10% (Conceito 3) restantes que exaltam o nascimento de ideias por experimentação de produtos de investimento a médio e longo prazo — o futuro.

Um produto só vai ter alma e ser reconhecido pela sua originalidade se tiver embutido nele a  história de seu povo — Walter Rodrigues

CONCEITO 1 – Tem por base a cultura européia e o conceito dos reflexos de luz (efeitos perolados e aspecto vidro). Os europeus, não apenas os portugueses que colonizaram o Brasil, mas todos os que imigraram para o país no século XIX e trouxeram sua cultura de origem. Rendas e efeitos de bordado aqui mostrados são recriados no Brasil, por exemplo. O movimento Art Nouveau muito tem a ver com esse momento, expressando romantismo e elegância. Os rosados são predominantes com referências divertidas Pin Up e Rockabilly. [Para uma inspiração completa, recomendamos uma visita ao Museu do Ipiranga]

CONCEITO 2 – África. 1531 foi o ano da chegada dos primeiros africanos no Brasil por conta do cultivo da cana de açúcar no Nordeste, fundindo sua cultura com a brasileira em aspectos religiosos, comparando deuses africanos com os santos do catolicismo, adicionando a sensualidade no andar, o ritmo dos tambores e as cores. As formas curvilíneas remetem o barroco, ao excesso simbolizado pelo dourado (combinado ao azul em referência a Iemanjá) e pelas pedrarias. As cores se fundem dando ideia da repetição do movimento. 

CONCEITO 3 – A ideia do índio e da Amazônia. Referências geométricas linkadas ao Art Déco. A confecção manual indígena com xadrezes. Enfeitar-se, adorno, os pigmentos do urucum. 

MAIS INSPIRAMAIS

Paralelamente, o salão de inspirações oferece exposições com protótipos baseados na pesquisa do Fórum de Inspirações, oficinas de criação e rodada de negócios com compradores internacionais e uma mostra de peles exóticas para o Inverno 2014.

couros

exposicoes-inspiramais

Assim como as principais semanas de moda do país, o Inspiramais deseja fomentar a cultura de moda autoral no Brasil, nossa identidade. Um dos diferenciais mais interessantes do evento é sua acessibilidade. Além de ser localizado no shopping Frei Caneca, o Inspiramais é aberto para pessoas que se interessam pelo assunto.

|-Salão Inspiramais-|

inspiramais.com.br

Imagens©Bruno Santos/BLOGAZINE

Curta o BLOGAZINE no Facebook para que possamos ser amigos e siga-nos no Twitter @Blogazine_ para conversarmos

Anúncios