NATALIA VODIANOVA

tumblr_m97eqk980A1qcqxy5o1_1280

By Annie Leibovitz para Vogue US em dezembro de 2003

Contos de fada. Sonhos de menina podem se tornar reais? Acredito que sim. Além das várias plebeias e plebeus que nos últimos anos contribuíram para oxigenar o sangue das antigas monarquias deste planeta, existem aqueles que com um brilho especial no olhar transformaram suas origens humildes em fonte de perseverança para alcançar uma vida idílica.

Natalia Vodianova é um desses exemplos de menina que se torna referência mundial e portanto vale o argumento biográfico. Tenho certeza que ainda ouviremos falar muito dessa modelo que com suas expressivas sobrancelhas expeças e olhos azuis conquistou as passarelas ainda em tenra idade.

Saída de um meio humilde, a jovem menina, nascida em 1982, nunca se esqueceu de suas origens e carrega consigo a constante vontade de melhorar.

Aos 11 anos de idade Natalia ajudava a mãe vendendo frutas de maneira informal pelas ruas de sua cidade, na Rússia. O pai abandonou a família quando Natalia era pequenina. Certa ocasião, ao recordar o passado, chegou a declarar que as caixas de maçãs e peras eram as mais pesadas.

Logo, aos 15 anos, ainda na adolescência, a jovem consegue montar — com suas economias — uma banca de frutas oficial no mercado local. Natalia sempre responsável, tinha como missão ajudar sua mãe Larisa a criar sua irmã Osanka, vítima de paralisia cerebral.

Foi com o auxilio de sua avó que a bela se candidatou à carreira de manequim. O destino fez com que um agente parisiense cruzasse seu caminho e se encantasse com seu rosto angelical. Visibilidade instantânea e sucesso imediato dão continuidade à história. Em poucos meses a bela aprendeu inglês e impôs seu estilo cada vez mais determinado.

Aos 19 anos de idade, em 2001, Natalia se casa com Justin Portman, um nobre milionário inglês que conhecera em um jantar naquele mesmo ano, em Paris. Esse também é o ano de nascimento de seu primeiro filho Lucas Alexander. A cerimônia acontece na Rússia em 2002. O vestido de casamento foi criado por Tom Ford.
Morando na Inglaterra, o casal tem mais dois filhos Neva e Viktor em 2006 e 2007, respectivamente.

i74573

Natalia Vodianova com Neva, Viktor e Lucas no Rio de Janeiro em 2008. A top veio ao Brasil pelo finado Rio Summer

Vodianova aparece pela primeira vez na capa da Vogue Britânica em setembro de 2003. Fotografada por Steven Meisel, Natalia Vodianova foi apresentada como uma das modelos do momento junto com outras oito tops. Na mesma revista, já em 2007, foi capa solo da edição de julho.

As passarelas, semanas de moda e publicações de prestígio ensinam à Natalia o lado efêmero da moda ao qual ela não se rende por completo. Frequentar desfiles à trabalho ou na primeira fila é sempre um grande prazer mas suas ideias vão além. Em 2004, já considerada musa no mundo da moda, os sonhos de uma vida melhor para todos afloram e Vodianova funda a Naked Heart Foundation, uma organização filantrópica que viabiliza parquinhos para crianças russas de periferia. A ideia nasce quando em uma de suas visitas à sua terra natal com seu filho Lucas a modelo não encontrou um local seguro e apropriado para crianças brincarem. E assim, em 2006, o primeiro parque foi doado à cidade de Nizhny Novgorod, onde nasceu Natalia.

Capa da Vogue inglesa, setembro de 2003

“Um parque teria sido um sonho para mim – eu não tinha onde levar minha irmã.”- disse Natalia em ocasião da fundação da Naked Heart.

Desde então a filantropia tornou-se parte de seus afazeres. Junto com o amigo Valentino Garavani criou o baile The Love Ball. O evento realizado em noite de verão conta com o leilão de vestidos assinados por designers famosos, todos doados em prol das obras da Naked Heart. O baile acontece anualmente na França, no castelo do século XVII Chateau de Widewille, propriedade de Valentino e seu companheiro Giancarlo Giammetti.

Um dos maiores vendedores russo de calçados comercializa uma coleção de sapatos batizada de Fairy Tale, conto de fadas, cujo lucro é todo revertido para a criação de mais parquinhos.

Seguindo a inspiração, tudo parece funcionar como nos contos de fadas, onde no final o brilho e a alegria ofuscam as lágrimas e levam embora a tristeza. A Naked Heart Foundation já construiu cerca de 70 parques de recreação infantil em mais de 44 cidades russas.

3-valentino-garavani-and-natalia-vodianova-at-musee-nissim-de-camodo-in-paris-2011-c-kevin-tachman

Valentino Garavani e Natalia Vodianova no Musée Nissim de Camodo em Paris, 2011

No ano de 2009 o lado empresarial de Natalia se firma ao assinar um contrato de três anos com a marca de lingerie francesa Etam para criar uma linha com sua assinatura e ser a embaixadora da marca. Ela refaz a imagem da marca e ganha um reconhecimento mundial com sua coleção Natalia pour Etam.

O início de 2010 põe fim ao casamento de Vodianova e Portman. Paris é eleita a nova morada de Natalia e seus três filhos.

Na cidade luz o cupido acerta o coração da jovem mãe. O eleito é Antoine Arnault, filho do bilionário Bernard Arnault que, além de ser o homem mais rico da Europa é o proprietário do LVMH — o maior conglomerado de luxo do mundo.

natalia

O eleito: Antoine Arnault

Antoine, filho mais velho de Bernard é apelidado de “Dauphin” pela imprensa francesa, ou seja, príncipe herdeiro. Morando em Paris com Natalia e seus três filhos, Antoine é o atual CEO da tradicional marca masculina de calçados de luxo Berluti.

Mais uma vez Natalia Vodianova se vê alvo dos olhares atentos da imprensa. A manequim procura manter sua vida de forma discreta, entretanto até mesmo quando vai buscar seus filhos na escolar as lentes dos paparazzi não perdoam.

A mais recente novidade da Natasupernova, um de seus users no Instagram é seu retorno à escola. Isso mesmo, aos 32 anos a loura prepara seu futuro na mesma Escola de Business que seu amado Antoine frequentou. Seria uma exigência de seu sogro?

Toda sorrisos, Natalia posou diante ao muro da escola INSEAD em seu primeiro dia de aula. Vestida em tons de caramelo e cinza com cabelos soltos e naturalmente ao vento, a mãe, modelo e filantropa parece estar muito entusiasmada e feliz com sua escolha.

natalia_vodianova_insead_ouv_reference

Atrás de seu rosto de menina, a russa continua a ser uma trabalhadora persistente que sabe tirar proveito das oportunidades que a alta esfera da moda lhe oferece.

De fato, fica a pergunta: Qual será a empresa que Vodianova presidirá quando possuir seu diploma da INSEAD? A resposta saberemos daqui alguns meses! Qual a sua aposta?

Anúncios