Saiba o significado dos números FPS no protetor solar

Diariamente. Assim deve ser o uso do protetor solar em nossa vida. No verão, ele é necessidade e item de sobrevivência. Mas o que significam os números FPS no protetor solar? Simplesmente o tempo em que a pele fica protegida dos raios solares. Nada tem a ver com o poder de proteção, como muita gente acredita.

Se a sua pele é super sensível ao sol e bastam cinco minutos para que ela seja castigada, um protetor com fator 15 irá protegê-la por 15 vezes mais, ou seja, 75 minutos (5×15). Um FPS 60 protegeria essa mesma pele por quatro vezes mais tempo (algo como 5 horas). Entendeu?

Filtro solar 01

O conceito de pele protegida define-se por ausência de vermelhidão e queimaduras causadas pelo sol. Baseado nesse entendimento, obtém-se o número de dose mínima de eritema (DME), que é — basicamente — o tempo mínimo para causar o aspecto avermelhado na pele após exposição solar. Daí surgem os números do FPS 2, 4, 8, 15, 20 … 60.

Em junho próximo, os números irão mudar. A Anvisa determinou que o FPS mínimo disponível no mercado seja o fator 6. A indústria tem dois anos para adaptar-se.

Agora você sabe. Ao comprar protetor solar, tem que levar muito em conta o tempo médio que você passa em exposição aos raios solares!

Anúncios