R.I.P OSCAR NIEMEYER

Eu não gosto de falar sobre a arquitetura. A vida é muito curta para isso. Uma respiração, isso é tudo – importa muito mais do que edifícios — Oscar Niemeyer

oscar-niemeyer

Oscar Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) aos 104 anos, no Rio. Com agravamento em seu quadro de infecção respiratória, o arquiteto precisou ser sedado e entubado. Niemeyer estava sob os cuidados do hospital Samaritano, no bairro de Botafogo (RJ) — onde deu entrada em 2 de novembro para tratar de um desidratação.

Niemeyer é o principal nome da arquitetura no Brasil. Contribuiu para que Brasília conquistasse o patamar de uma das cidades mais extraordinárias do planeta com sua arquitetura ousada, aliada a um planejamento urbano e vontade política de Juscelino Kubitschek. Brasília é patrimônio da humanidade, junto com lugares como Machu Picchu e Pompéia.

Carioca, o arquiteto vivia em seu apartamento em Copacabana, onde também era seu estúdio. Ele completaria 105 anos em 15 de dezembro e era conhecido conhecido como o homem que construiu Brasília.

Oscar Niemeyer criou alguns dos prédios e obras mais relevantes dos últimos 100 anos. Seu legado e genialidade ficarão para sempre na história, principalmente porque podem ser vistos todos os dias, especialmente se você é brasiliense.

Documentário A Vida é um Sopro, de Fabiano Maciel (2010)

ALGUMAS DAS OBRAS DE NIEMEYER EM BRASÍLIA

Imagens©Reprodução

Curta o BLOGAZINE no Facebook para que possamos ser amigos e siga-nos no Twitter @Blogazine_ para conversarmos

Anúncios