We <3 Miroslava Duma

Muitas vezes vejo uma pessoa durante a semana de moda e ali me desperta a vontade de conhecê-la melhor, saber mais sobre seu estilo de vida. Recentemente vi Miroslava Duma, que já esteve presente por inúmeras vezes no The Sartorialist.

Miroslava-Duma-01

Gosto muito do estilo de vestir das russas, que misturam elegância com exagero ou ainda com uma pitada de exótico. Distantes sem ser antipáticas, elas desfilam em meio à multidão com um certo allure de antigas divas Hollywoodianas.

Muito bem, Miroslava Mikheeva Duma, casada, 25 anos, filha de um senador russo, mãe de um garotinho de 2 anos de idade foi quem vi passando pelos desfiles de moda aos cliques e flashes de máquinas fotográficas frenéticas.

Ela já foi editora da Harper’s Bazaar Rússia e hoje colabora com várias publicações como InStyle, Tatler e Glamour. Figura presente na maior parte das semanas de moda mundo afora, pelo menos em todas as principais, Miroslava é considerada pela mídia internacional um ícone de bom gosto. Feminina e bonita, é o estilo de Miroslava que chama a atenção, um estilo que segundo ela não leva mais do que 20 minutos para ser decidido todos os dias.

Duma acredita que o futuro pertence à internet e por isso hoje se dedica a seu site chamado Büro 24/7, onde cobre moda, arte, arquitetura, cinema, música e estilo. Em seu escritório, atende clientes de todo o mundo, desenvolve projetos de divulgação de marcas e produtos.

Amante de sua cultura, Miroslava se apresenta como amante da literatura clássica russa e admiradora de talentos da moda nacional como Vika Gazinskaya e Alexander Terekhov.

Mira, como é conhecida por seus amigos, nasceu em uma Rússia ainda fechada para o mundo com um regime político austero. Ao longo de seus jovens anos se lembra: “Tinha alguma coisa no ar que se sentia e reconhecia como futuras mudanças significativas”. A então União Soviética era um lugar livre de moda, sem boutiques ou mesmo revistas de moda. Com o colapso do antigo regime tudo mudou e o vestido que deveria custar pouco deu lugar àquele dos sonhos que figurava em listas de desejo ao redor do globo terrestre.

A blogger russa se recorda ainda de seu questionamento, bem como de seu desconhecimento quanto às implicações políticas da época, algo de rebelde já gritava dentro dela desde cedo. “As lojas de departamentos tinham estoques limitados e eu era uma grande fã de filmes da Era Dourada de Hollywood, então tirava minhas ideias de moda assistindo filmes com Katharine Hepburn, Cary Grant e Marilyn Monroe.’

Mesmo depois da abertura do Mercado, a indústria da moda russa se apresenta tímida em relação à criação, preferindo importar os talentos internacionais. O gosto por vestir-se por completo em uma única marca famosa ou ostentar peles e etiquetas tomou por completo a preferência russa. No entanto, o vento da mudança já dá seus sinais com alguns nomes que surgem influentes no design do vestuário.

Miroslava Duma 16

“Muitos jovens estão ávidos para fugir o mais rápido possível dos estereótipos russos cafonas”, declarou Mira recentemente à imprensa. “Nunca tivemos qualquer história de moda na Rússia mas temos tido uma revolução no pensar. Mais e mais celebridades querem que seus vestidos de cocktail sejam feitos por pessoas como Vika Gazinskaya ou Alexander Terekhov. Vika, Ulyana Sergeenko, Nina Donis e Alexander Terekhov mostram que Moscou tem a capacidade de tornar-se uma capital da moda”.

Como toda celebridade, Miroslava compartilha suas pequenas excentricidades e declara que ao contrário de muitos que escolhem a yoga para relaxar ela prefere balas toffee de caramelo.

Miroslava Duma 13

Seu talento secreto, como ela mesma costuma dizer, é ter a habilidade de aproveitar cada momento de sua vida. É ser otimista.
Se existem mensagens transmitidas no ar, aquelas que reza a teoria do inconsciente coletivo, acredito que seja aí que senti compartilhar alguma coisa com Miroslava Duma. Sim, a positividade. Afinal, nós brasileiros somos reconhecidos por nosso altíssimo índice de otimismo. Mas isso já é assunto para outro post!

Imagens©Reprodução

Curta o BLOGAZINE no Facebook para que possamos ser amigos e siga-nos no Twitter @Blogazine_ para conversarmos

Anúncios