HIGHLIGHTS BRITISH FASHION AWARDS

O British Fashion Awards, que aconteceu ontem (27), é a maior premiação da moda britânica. Ela reconhece os talentos, criatividade e profissionais inovadores dessa indústria que tanto nos fascina.

Como já mencionamos aqui, o BFA elege os melhores profissionais do ano. O critério? Promover a moda na Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Resumo aqui os highlights dos 14 prêmios distribuídos aos que se destacaram em 2012.

ALEXA CHUNG – BRITISH STYLE

Considerada uma espécie de embaixadora da moda britânica, Alexa Chung é a vencedora, pela terceira vez consecutiva, desse prêmio — mais que merecido (!).

De repente você pode questionar o mérito, mas saiba que Chung além de colocar ‘it’ em ‘girl’, promove, de fato, os designers ingleses, inclusive com o seu poder de influência de consumo e comportamento.

CARA DELEVINGNE – MODELO DO ANO

Rosto da campanha AW12 da Burberry, a top passou pelo Brasil para lançar o projeto Art of The Trench, em agosto, no JK Iguatemi.

Cara posando para Alexa Chung

Uma das tops mais carismáticas, Cara mantém um dos perfis mais originais no Instagram (@caradelevingne ) e desfilou, apenas, para as maiores apresentações deste ano em todo circuito fashion. Stella Tennant recebeu o título no ano passado.

STELLA McCARTNEY – DESIGNER BRAND & DESIGNER DO ANO

Stella McCartney – Resort 2013, garden party

Politicamente correta sem ser chata, Stella McCartney ganhou, simplesmente, os dois títulos de maior prestígio da premiação substituindo Sarah Burton (considerada Estilista do Ano em 2011) e Victoria Beckham (que venceu o título de Designer Brand ano passado).

MANOLO BLAHNIK – OUTSTANDING ACHIEVEMENT IN FASHION (EXCELÊNCIA EM MODA)

Os sapatos responsáveis pela paixão crônica de Carrie Bradshaw venceram na categoria que avalia toda trajetória da marca. O título é auto-explicativo, certo?

NICHOLAS KIRKWOOD – DESIGNER DE ACESSÓRIOS

Conhecido por seus sapatos vertiginosos, a coleção de SS13 de Nicholas em colaboração com a Meadham Kirchhoff define com exatidão o alcance do design desse shoemaker.

J.W. ANDERSON – TALENTO EMERGENTE EM RTW

Desde que estreou na London Fashion Week em 2007, o estilista já fez parcerias com a Net-A-Porter e Topshop. Mary Katrantzou venceu nessa categoria em 2011. A projeção de Mary chegou a Brasília pela multimarcas da empresária Ana Paula Gonçalves, para se ter ideia.

SOPHIE HULME – TALENTO EMERGENTE EM ACESSÓRIOS

Seguindo uma estética de linhas puras que lembra o design da Céline, The Row e Osklen, a designer Sophie Hulme produz bolsas luxuosas e originais, como tem que ser (e desejar).

JONATHAN SAUNDERS – TALENTO EMERGENTE EM MODA MASCULINA

Jonathan Saunders SS13

Escocês e um dos queridos de Michelle Obama, Jonathan recebeu reconhecimento por suas habilidades em moda masculina, título dado a Christopher Raeburn no ano anterior.

KIM JONES PARA LOUIS VUITTON – ESTILISTA DE MODA MASCULINA

Essa é simplesmente a quarta vez que Kim Jones vence na categoria de Melhor Designer Masculino, incluindo ano passado. Na direção criativa (masculina, RTW) da maison francesa Louis Vuitton desde 2011, Jones realmente oferece algo brilhante a cada apresentação — mesmo que discreta, a genialidade está ali, sim.

Anúncios