Já pensou em carregar morangos na nécessaire? Veja as dicas da Dra. Cristiane Dal Magro

Com tantos lançamentos da poderosa indústria cosmética, é difícil distinguir quais produtos são realmente eficazes. Pois bem: a comunidade científica voltou suas atenções a quatro agentes naturais que, no futuro, poderão ser incorporados a filtros solares já consagrados.

No estudo publicado pelo periódico Alternative and Complementary Therapies, a Dra. Mary Ann Liebert apresentou três deles. Segundo a autora, a Polipodium leucotomos e a Asian ginseng, quando ingeridas oralmente podem reduzir os efeitos negativos locais e sistêmicos da exposição ao sol, inclusive o fotoenvelhecimento. A terceira delas é o chá verde, ou Camellia sinensis, que consumida por via oral em doses razoáveis ou utilizada de maneira tópica pode vir a oferecer fotoproteção.

Outra pesquisa traz o morango como protagonista. Um time de cientistas espanhóis e italianos observou que ao adicionar o extrato da fruta a culturas de células da pele humana ocorria aumento na proteção contra a radiação UV.

Para os afeitos a novidades, vale lembrar que as pesquisas não são definitivas. O que está valendo ainda é o filtro solar industrializado ou aqueles manipulados sob prescrição de um dermatologista. Seu uso deve ser diário, mesmo se o clima estiver nublado ou se o dia estiver chuvoso. Convenciona-se que o protetor tenha Fator de Proteção Solar (FPS) de, no mínimo, 15.

[Dra. Cristiane Dal Magro é dermatologista. Graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1995), realizou Residência em Dermatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1998). É membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica, da American Society of Laser Medicine and Surgery e international fellow da Amercian Academy of Dermatology. Fala fluentemente italiano, inglês, espanhol e francês, além do português. Vive em Brasília com o marido, o também dermatologista Francisco Leite]

Imagens©Reprodução

Curta o BLOGAZINE no Facebook para que possamos ser amigos e siga-nos no Twitter @Blogazine_ para conversarmos

Anúncios