Valentino Garavani cria figurinos para o New York City Ballet

A companhia de ballet de Nova York estreou figurinos inéditos do designer Valentino Garavani (80) durante a cerimônia de gala de inverno, no Lincoln Center.

Preto e branco com renda, tule e comprimento midi; rosa com adornos de borboleta para bailarina principal Janie Taylor; e em organza com o característico vermelho Valentino para dançarina Maria Kowroski. Essas são algumas das criações desenvolvidas exclusivamente para o espetáculo ‘Bal de Couture‘ de Peter Martins.

A parceria não é atípica. Para o espetáculo de verão de 2012, o New York City Ballet convidou as estilistas da Rodarte Kate e Laura Mulleavy e o designer Gilles Mendel para colaborarem nos espetáculos “Two Hearts” — do coreógrafo Benjamin Millepied — e “Mes Oiseaux” de Peter Martins, respectivamente.

Ballet e moda andam juntos há tempos. Em 1939, por exemplo, Coco Chanel criou os figurinos para o espetáculo de Salvatore Dali “Bacchanale”. Recentemente, em 2009, Karl Lagerfeld criou um tutu Chanel para primeira bailarina do English National Ballet Elena Glurdjidze. A ocasião era mais que especial: apresentação do “A Morte do Cisne”…

Vale lembrar que o senhor Valentino se aposentou há quatro anos da grife que fundou em 1960.

Anúncios