MILANO UNICA – Feira antecipa tendências têxteis para Inverno 2013.14

Em sua 15a edição, a principal feira de tecidos italiana, Milano Unica, expos as tendências têxteis antecipando a feira francesa Première Vision, que acontece na próxima semana.

As coleções de tecidos apresentadas se reportam ao outono/inverno 2013-2014, que sob o olhar de 458 expositores (74 europeus) traduz a expressão de Gianni Versace nos anos 90 “More is never enough”- “Mais nunca é o bastante”.

Materiais considerados nobres combinados às novas tecnologias de fabricação e tratamento da trama atingem um efeito sofisticado.

Na busca do eterno reinventar-se, a dúvida em relação à cultura de tendências continua a incomodar visitantes e expositores. O século XX contribui agora como referência aos anos 90. Mais uma!!

Se esse retorno (recorrente) aos anos passados do último século é certo ou errado permanece como eterna discussão. De qualquer forma, todos são unânimes em dizer que a criação está de mãos atadas. O medo de arriscar propondo o novo e se afundar financeiramente em coleções pouco comerciais faz com que todos revisitem os sucessos que um dia foram campeões em vendas. A crise trouxe a necessidade de jogar em solo seguro, inclusive no varejo que continua a vender cinza, preto e azul marinho neste inverno.

Ainda sob o efeito das tendências, a cartela de cores apresentada funciona como uma linha principal dos que trabalham com foco comercial em larga escala, como Zara, H&M, TopShop…

As marcas posicionadas na categoria luxo acrescentam um tom a mais ou a menos nas cores propostas para construir sua paleta exclusiva. Como dizemos nós brasileiros: “tem de tudo!”. E por aí podemos acrescentar “o importante é vender.” A abordagem poderia ser mais positiva…

Os quatro temas propostos são: Informal & Spicy ( informal e picante), Formal & Sugary ( formal e açucarado), Cold & Sensuous ( frio e sensual) e Hot & Classic ( quente e clássico).

Aqui, gostei da parceria dos opostos que aparentam dar uma pitada provocante no conceito que entendemos de cada palavra como, por exemplo, “frio” que não traduz em si “sensual” e a combinação das duas torna-se intrigante.

Três Pontos curiosos!
1- A Itália ocupa o primeiro lugar como exportador mundial de tecidos em lã com 39,7% do mercado.
2- China e Itália lideram o mercado da seda pura, ocupando primeiro e segundo lugar, respectivamente.
3- A China já é primeira posição em todos os outros tipos de tecido – do algodão à malha.



Informal & Spicy – Um toque de classe descontraída, mix de tradição e vanguarda. Detalhes folk de montanha buscam a ligação com a natureza

Formal & Sugary – O conservador com cheirinho de talco. A delicadeza da nostalgia com a euforia do brilho

Cold & Sensuous – Sideral! O brilho e a fluidez controlada em efeitos metálicos e sedosos

Hot & Classy – Plumas e brilhos originários do mundo dandy da literatura e do fausto dos marajás indianos

A presença de asiáticos é cada vez mais expressiva.

Indianos representam um mercado consumidor sempre presente.

O New Grunge aparece em cena. Você acredita nesta tendência?

Quis se fazer visível e funcionou!!! “Aproveita e faz um pouco de publicidade pra mim no Brasil! Minha empresa se chama ‘Forza Giovane’. Pedido atendido!! (www.forzagiovane.it)

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