Brasília ganha nova semana de moda. Temporada Iesb estreia em setembro

Certamente o Iesb é a instituição de ensino que mais apoia a moda e o design em Brasília. O novo investimento do centro universitário é a Temporada Iesb, evento anual criado para fomentar a cultura criativa na cidade, divulgando o trabalho dos formandos em Design de Moda, Design de Interiores, e Estética e Cosmética.

A primeira edição do evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro com programação de desfiles, bate-papos, oficinas, palestras, entre outros.

Idealizadores da Temporada Iesb: Superintendente de marketing Gidel Deungaro; Coordenador do curso de Design de Moda Marco Antônio Vieira; Reitora Eda Machado; Diretora acadêmica Regina Maria Tombini; e o coordenador do curso Design de Interiores Eliton Brandão

Hoje, em brunch realizado para imprensa, foi destacado o objetivo da Temporada Iesb: envolver a cidade na construção da economia criativa. “Desde o início do Iesb, nossos alunos e professores contribuem com sugestões para melhorias da instituição, tanto para o corpo docente como para a administração. Com esse evento, queremos estender essa dinâmica para comunidade e nada melhor que aconteça no Campus Sul, que tem cursos focados na área criativa”, pontua a professora Eda Machado, reitora do centro universitário.

Eda Machado e Maria Thereza Laudares

Com investimento de 150 mil reais, o Iesb irá envolver um staff próprio de 100 alunos. A beleza dos desfiles, por exemplo, será executada por estudantes do curso de Estética e Cosmética. Os desfiles serão no auditório da instituição (Campus Sul) e tem capacidade para 600 pessoas. E são os alunos de Design de Interiores que assinam a transformação do auditório em uma sala de desfiles.

Entre os desfiles, a apresentação de seis formandos em Design de Moda. Os quesitos considerados na seleção dos aprovados foram: inovação de linguagem, harmonização dos níveis cromáticos, formais e materiais das peças apresentadas, caimento e acabamento. Entre os formandos de 2011 desfilarão Ricardo Rocha, Letícia Farias e Natália Jatobá. Solange Bittar, Sandra Moser e William Maia representarão os formandos de 2012.

Cada aluno mostrará, na passarela, cinco looks da coleção que compõem seu respectivo projeto final.

Formados pelo Iesb, Thomaz Conessa, Sabrina Pessoa e Alex Oliveira

Os melhores estudantes serão premiados com bolsas de estudo nas universidades Laureate, Naba – Art, Architecture & Design em Milão e Bournemouth Arts University em Bournemouth, Inglaterra.

“Nossa proposta sempre foi capacitar profissionais que possam contribuir tanto para a cidade como para o país, porque acreditamos que não se cria nada unicamente dentro dos muros da universidade”, disse Marco Antônio Vieira, coordenado com curso de Design de Moda.

Embaixadoras da Temporada Iesb

Marco Antônio Vieira ressaltou que o evento deseja construir uma ponte entre o universo acadêmico e o comercial, pensando no consumidor final. Por isso a importância da embaixadoras da Temporada Iesb, grupo de mulheres que no papel de mensageiras unirão os dois mundos em um, mostrando esforço pela moda e para moda da capital federal.

Marco Antônio Vieira entre as embaixadoras Nathalia Abi-Ackel, Maria Thereza Laudares e Mariana De’Carli

O evento conta ainda com a participação de designers renomados. Alexandre Herchcovitch abre o evento no dia 25 com bate-papo aberto a toda comunidade. E no dia 26, os estilistas Rodrigo Rosner (SPFW) e Sann Marcuccy ( Fashion Rio) promovem desfiles especialmente pensados para ocasião. O primeiro apresentará seis looks de suas cinco últimas coleções, enquanto Marcuccy promete uma coleção de preview de inverno inédita, desenvolvida com looks exclusivos para a Temporada Iesb.

No dia 27, as atenções serão voltadas para o Painel Arquitetura e Design com a curadoria do professor Eliton Brandão. O coordenador adiantou ao Blogazine que hoje o Iesb se preocupa em valorizar o impacto visual, estético e plástico com apelo ao conforto, mas acima de tudo buscando o menor impacto ambiental. A sustentabilidade é um valor na construção da identidade de nossos alunos.

A iniciativa é super bem-vinda. Brasília é o terceiro maior mercado consumidor nacional, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Um evento como do Iesb contribui para o crescimento da cultura de moda na capital federal, que já atrai serviços de inúmeras marcas nacionais e internacionais.

> > PROGRAMAÇÃO TEMPORADA IESB:

25/09 – Terça-feira
19h30 – Palestra Alexandre Herchcovitch
20h30 – Desfile dos Alunos 2011
Letícia Farias
Natália Jatobá
Ricardo Rocha
21h00 – Desfile dos Alunos 2012
Sandra Moser
Solange Bittar
Willian Maia
21h30 – Premiação dos dois melhores trabalhos apresentado pelos alunos com uma bolsa de estudos internacional.

26/09 – Quarta-feira
09h00 – Palestra Catharine Hill
10h00 – Desfile Maquiagem Conceitual
10h30 – Desfile Acessórios de Cabelos – projeto orientado pela professora Clarice Garcia
10h00 – Oficina de Autocad – “outros usos”
10h30 – Oficinas de Desenho e de maquete de mobiliário

19h30 – Palestra Rodrigo Rosner
20h00 – Desfile Sann Marcuccy
20h30 – Desfile Rodrigo Rosner

27/09 – Quinta-feira
09h00 – Painel Brasília Arquitetura e Design – Professor Eliton Brandão
19h30 – Brasília: Uma proposta e sua realidade com Mauricio Matta – Diretor de Engenharia e Arquitetura da Câmara dos Deputados

Imagens©Bruno Santos e Telmo Ximenes

Anúncios