Japonesa matohu contrasta cores e formas para desfile da CFW

Emocionante. Assim foi a apresentação da marca japonesa matohu na Capital Fashion Week. A vinda dos estilistas Hiroyuki Horihata e Makiko Sekiguchi ao Brasil surgiu da parceria entre a Fundação Japão, Embaixada do Japão e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

O desfile foi, na verdade, uma compilação de coleções anteriores. Na hora da edição dos looks, os estilistas tiveram a preocupação de criar apelo ao público brasileiro. Daí o amarelo, o verde e o azul na cartela de cores.

As sobreposições do design japonês são únicas. Me lembrei imediatamente das construções de Rei Kawakubo. Mas é claro, Horihata trabalhou cinco anos na grife Comme des Garçons após formar-se, junto com Makiko, em design de moda pela escola Bunka Fashion College.

Para a CFW, a intenção dos estilistas era mostrar o contraste de cores e formas. A modelagem apresenta cortes retos, uma característica da matohu. As linhas são mostradas em diferentes propostas – seja em listras ou até mesmo em linhas texturizadas do tecido.

Makiko Sekiguchi e Hiroyuki Horihata (designers da matohu)  / Imagem do desfile que evidenciando linhas e os lindos sapatos que também são desenvolvidos pela marca / Organização metódica do backstage da matohu

Vale lembrar que a marca usa materiais exclusivos. Os tecidos são desenvolvidos pelos próprios estilistas e trabalhados na fibra! Sim, de arrepiar!

Na curadoria exclusiva para o Brasil foram usados tecidos leves como algodão e seda.

“Queríamos os traços retos do cabelo, mas de maneira que pudessem sentir o vento”, assim definiram os estilistas da marca sobre a beleza do desfile, executada pela equipe HelioDiff.

Não poderia deixar de perguntar sobre a trilha sonora. Para minha surpresa, Hiroyuki Horihata e Makiko Sekiguchi me devolveram a pergunta, questionando o que eu havia sentido. De súbito, respondi: melancolia sóbria, segura. “Era exatamente o que queríamos passar com a música”, disse Makiko Sekiguchi, para o meu alívio!

*Imagens de desfile cedidas com exclusividade pela FotoForum, do fotógrafo Cristiano Sérgio.

Imagens©FotoForum/Cristiano Sérgio, Bruno Santos

Anúncios